Look de Outono com Vestido Florido e Bota caramelo Texto: Saudades Resenha Gel Espumante para Depilação - Depil Bella Batom Matte Ricosti Wood Resenha

21/01/2015

Conhecendo a classificação das artes #1: Música

Item número #1 da Tag, a música é uma das artes mais conhecidas de todas.
Nesse post eu irei ser bem pratica e concisa nas informações, a música como um todo é um tema bem complexo até para quem estudou teoria musical como eu.
Todas as referencias que eu utilizei para a construção deste texto vocês encontram clicando sobre os números expoentes no final dos parágrafos, devo citar também, que a boa memória dessa velha jovem ajudou em alguns pontos, gostaria de deixar mais algumas referencias para vocês aqui, mas infelizmente não achei, sendo assim dúvidas e/ou sugestões deixem nos comentários :3
____________________________________________________________________________________


Arte de representação, sublime e de espetáculo, assim é definida a música no mundo das artes. Esta preciosidade que tem o poder de alegrar e até nos dar aquela forcinha na fossa nos deixando mais down. Essa manifestação artística que movimenta tribos do mundo todo desde que o mundo é mundo, tem não a função de deixar nossa vida mais blue, como diria Baby Consuelo ¹.

"Pode ser dividida em gêneros e subgêneros, contudo as linhas divisórias e as relações entre gêneros musicais são muitas vezes sutis, algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo."²



"Para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida. A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos , festas e funerais."
Música é por definição a contenção e manipulação do som, o organizando no tempo. Através de uma combinação de sons e silêncios, em sequência simultânea e/ou sucessiva  e/ou vice e versa, ela se desenvolve junto ao tempo.
Basicamente, é uma combinação de efeitos sonoros perceptíveis a audição. A partir das características do som, a altura, duração, intensidade e timbre, nos "sentimos" a música.
Podemos classificar o ritmo, a melodia e a harmonia como os "organizadores do tempo" da música, pois são eles que "ditam" como a mesma irá ser sequenciada.
Não há um j eito certo de fazer música, nem alguma regra, ela pode ser criada por um compositor erudita famoso ou por uma criança pequena que esta descobrindo os sons batendo em uma mesa de madeira.
Há varias teorias sobre a origem da música que vão desde a crença que a arte tomou forma na era da pré-história à afirmação de que ela se originou na Grécia antiga. 
A certeza que temos é que não há registros de civilização terrestre que não teve/tem o costume e a influência da música em sua cultura. Gregos, Inkas, Egipcíos Antigos, Chineses, Romanos...Todos usavam a música a sua maneira.
O Brasil, é um exemplo, sua diversidade cultural vai além dos nossos costumes herdados pela miscigenação dos povos imigrantes, a música também foi afetada nesse processo. Lá na época em que o "Brasa" ainda era colônia, a monarquia promovia bailes com música clássica, enquanto nas senzalas, o batuque com raízes africanas era tocado por escravos. Batuque que deu origem ao samba que temos hoje e que é um patrimônio cultural do país junto à MPB, o funk,o forró e até o Rock 'n' roll nacionalissímo.
Ritmos como o Soul, Rhitm & Blues, Punk, Hard Rock, Heavy Metal e o Pop invadiram o país e são tendência e referencia para muita gente.
Além de arte, a música também é considerada uma manifestação cultural, forma de expressão e um tipo de linguagem não - verbal, sendo assim um meio de comunicação. ³
Durante o período de ditadura brasileira, por exemplo, vários artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque e Rita Lee tinham suas músicas vetadas e censuradas pelo governo, pois eram em suas letras em que os músicos encontram espaço para protestas e mostrar como se sentiam naquele período de suas vidas.
Por conta disso, alguns cantores foram presos, torturados e até saíram, do país para fugir das forças armadas. 5
Hoje, livres da ditadura, nós a utilizamos para celebrar, dançar, rir, chorar, chorar mais um pouco, lembrar alguém especial, ajudar a curar aquela feridinha no coração, passar o tempo, expressar nossas ideias e pensamentos, protestar, cantamos apoio ao nosso time do coração no estádio...  A música é uma das principais "armas" para disseminação de ideias, ideologias, sentimentos e é assim que os artistas transformam gerações com suas palavras que muitas vezes parecem que foram escritas para nós, naquele momento.
The Beatles, Cazuza, Legião Urbana, Charlie Brown Junior, Michael Jackson, Madonna, Beyoncé, Nikki Sixx, Beethoven, Bach, The Queen, Amy Winehouse, Tim Maia, Nirvana, Capital Inicial e Aborto Elétrico... São só alguns dos artistas que esta mera escritora considera como ícones da arte de fazer música e servem de referencia para esta musicista frustrada.


Tatiane Martins



0 escritor(es):

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Era outra vez, fico feliz com o seu comentário, ele é muito importante.

Volte sempre o/